Buscar
  • Michel Ghelere

De belas praias à incríveis dunas de areia: conheça o leste de Florianópolis

É indiscutível que Floripa é uma cidade de muitas facetas. A Ilha da Magia concilia cenários paradisíacos com sua rica e vasta história, criando uma imensidão de possibilidades que, muitas das vezes, passam por despercebidas aos olhos dos turistas.



A região leste da ilha é um desses lugares que abrigam inúmeros atrativos escondidos ou pouco conhecidos. Desbravar estes locais pode fazer de sua viagem uma experiência muito mais rica e divertida.


Pensando nisso, nós, da Pousada Dunasol Floripa, fizemos uma lista com os principais atrativos turísticos da região leste da ilha. Conheça abaixo alguns deles e comece a planejar sua próxima viagem!


Lagoa da Conceição


Conhecida por suas águas mornas e pela agitada vida noturna, a Lagoa da Conceição alia cenários paradisíacos com o melhor da história e da cultura da cidade. Além do centrinho da lagoa, onde se pode encontrar uma ampla variedade de comércios e feiras, o bairro oferece a via gastronômica da Avenida das Rendeiras, parada obrigatória para quem aprecia comida de boa qualidade, sobretudo os frutos do mar.



A Lagoa da Conceição é o ponto de entrada para o leste da ilha. Do alto do Morro da Lagoa já se pode ter uma noção do que há lá embaixo. Do mirante, é possível visualizar quase toda a extensão da lagoa, além das belíssimas praias da Joaquina e Mole. A Avenida das Rendeiras, assim nomeada pela quantidade de rendeiras que ali viviam, é o principal e mais rápido acesso às praias do leste. Por este motivo, durante o verão, fica repleta de turistas e moradores locais, que desfilam despretensiosamente por suas calçadas e deques, apreciando a vista exuberante e planejando a sua próxima visita à cidade.


A Lagoa da Conceição também é famosa pelos bares e casas noturnas, que recebem turistas e nativos durante o ano todo, agitando as tardes e noites da região.


Durante o inverno, com diminuição do volume de turistas, a lagoa se transforma em uma pacato bairro com características típicas das vilas açorianas, encontradas em outras regiões da cidade. Para quem gosta de história, uma visita à Paróquia Nossa Senhora da Imaculada Conceição é obrigatória.


Com tamanha variedade de atrativos, a Lagoa da Conceição é sem dúvida um dos principais destino de Florianópolis.


Praia da Joaquina


Uma das mais belas praias de Florianópolis, a Praia da Joaquina tornou-se conhecida mundialmente por sediar a etapa brasileira do circuito mundial de surfe, em 1986. De lá para cá, sua fama tem aumentado fortemente, não apenas entre os amantes do esporte, mas por turistas do mundo inteiro que não abrem mão de visitar esse pedacinho de paraíso na terra.



Apesar da imensa fama mundial, a Joaca, como é chamada carinhosamente, só entrou para os mapas com este nome recentemente, a partir de meados da década de 70. Antes disso, era conhecida como uma extensão da Praia do Campeche.


Suas areias brancas e águas azuis, contornadas pelas pedras do costão e pela vegetação nativa, dão à Joaquina um ar de paraíso intocado. Possui boa estrutura como estacionamento, restaurantes, bares, hotéis e, é claro, para a prática de diversos esportes.


Outro atrativo da Joaquina são as Dunas de Areia da Joaquina. Ideal para a prática do sandboard, possui uma vasta extensão de dunas, entremeados por pequenos lagos de água doce e uma natureza de tirar o fôlego.



Se você vier à Florianópolis, a região da Praia da Joaquina é sem dúvida parada obrigatória.


Praia Mole


Um dos destinos favoritos dos jovens, a Praia Mole, assim chamada pela consistência de sua areia, oferece uma ampla gama de atrativos e atividades, tornando-a uma das praias mais badaladas de Florianópolis.



Cercada de natureza praticamente intocada, a Mole virou point para os amantes de festas diurnas, as chamadas day parties, que enchem as areias da praia durante os finais de tarde.


Os praticantes de esportes também têm lugar cativo nesse paraíso. Além das ondas propícias para a prática do surfe, também é possível se aventurar por trilhas e até mesmo aprender a surfar nas várias escolas distribuídas ao longo da praia.


A Mole oferece uma boa estrutura com estacionamentos, bares, quiosques e hotéis. Além da praia, no alto do morro há um mirante de onde é possível apreciar a vista de toda a Lagoa da Conceição.



Barra da Lagoa


Com suas ondas mansas e o canal com águas transparentes, a região da Barra da Lagoa mereceria um artigo inteiro apenas sobre ela, o que provavelmente faremos futuramente. A praia é ideal para crianças, mas também oferece atrativos para toda a família.



O bairro é uma típica vila da cidade de Florianópolis, onde, nos meses de pesca da tainha, é possível apreciar o trabalho dos pescadores ao amanhecer, tirando da água, com suas redes, centenas, por vezes milhares de peixes dos quais alguns são comercializados por ali mesmo, a beira mar.


A orla é repleta de bons restaurantes, com as mesas dispostas na areia, onde é possível experimentar das mais variadas iguarias e frutos do mar, sentido a leve brisa do mar e apreciando a belíssima paisagem local.


O canal da barra desemboca no canto da praia, delimitado por um molhe que possui em sua extremidade um farol. O molhe possui um caminho onde é possível fazer caminhadas e também é um ótimo lugar para pesca.


Atravessando o canal pela ponte, que só pode ser acessada à pé, chega-se a uma trilha que leva à Prainha de Leste e às famosas piscinas naturais da Barra da Lagoa, com suas águas que remete aos mares do caribe.



É na Barra da Lagoa que está localizado também o Projeto Tamar, um espaço destinado ao cuidado e reabilitação de tartarugas, ideal para passear com as crianças. Durante alguns dias do ano, é possível acompanhar a soltura das tartarugas de volta ao mar.


A Barra da Lagoa é sem dúvida um dos bairros mais completos para os turistas, pois possui diversos tipos diferentes de atividade e atrativos, tornando-se um lugar ideal para as férias de verão.


Com tudo isso, a região leste é com certeza uma das mais preciosas jóias da cidade de Florianópolis. Um espaço tranquilo em meio à natureza, sem deixar de lado as comodidades necessárias.


Conheça a Ilha da Magia, desbrave os lugares escondidos, perca-se nas delícias gastronômicas e conheça a história de uma das mais belas cidade do Brasil.








Entradas Recientes

Ver todo
Pousada Dunasol Floripa
Rua Vereador Osni Ortiga, 2433
Lagoa da Conceição, Florianópolis - SC 
CEP 88062-451
  • Black TripAdvisor Icon
  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

©2020 Dunasol Empreendimentos Turísticos